Lista de produtos por fabricante: Nokia

A Nokia Corporation é uma empresa finlandesa de telecomunicações que tem sede em Keilaniemi, Espoo, cidade vizinha a Helsinki, capital da Finlândia.
Fundada em: 1865
CEO: Rajeev Suri
Sedes: Espoo, Finlândia
Subsidiárias: Alcatel-Lucent, Nokia Networks, Nokia Technologies,mais
Fundadores: Fredrik Idestam, Leo Mechelin

Nokia Corporation (pronúncia em finlandês: [ˈnɔkiɑ], nóquia) é uma empresa finlandesa de telecomunicações que tem sede em Keilaniemi, Espoo, cidade vizinha a Helsinki, capital da Finlândia. Em 2007 era líder mundial na fabricação de aparelhos, de um modo geral, para comunicações móveis, com aproximadamente 40% do mercado de telecomunicações.


Em 3 de setembro de 2013 a Microsoft Corporation, compra a divisão de aparelhos móveis da Nokia por cerca de US$ 7,2 bilhões a Microsoft Brasil ganha a vantagem da fabricação local ao ingressar no crescente mercado local de smartphones. - que já superou o de celulares simples. - Desde 1998, a Nokia, que tem 2 mil funcionários no país, conta com uma fábrica na Zona Franca de Manaus.


A Microsoft passou a controlar a Divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia a partir do dia 25 de abril de 2014 e Microsoft Mobile é o novo nome .


Em outubro de 2014, a marca de telemóveis desaparece.


Em novembro de 2014, a Nokia anuncia seu novo plano para voltar ao mercado de smartphones e tablets. Passando a licenciar sua marca para empresas que quiserem usar a marca Nokia em seus produtos. E anuncia o primeiro fruto dessa nova política, o tablet N1, em parceria com a Foxconn.


Em abril de 2015 a Nokia comprou a Alcatel por 15,6 mil milhões de euros que é a maior aquisição de sempre da marca finlandesa e permite criar o maior fornecedor de sempre de equipamentos móveis.


Em 2010, surgiram suspeitas de que a Nokia estaria pensando em utilizar o software da Microsoft em seus smartphones. Essas suspeitas, negadas na época, confirmaram-se em 11 de fevereiro de 2011, quandoStephen Elop anunciou que os futuros aparelhos da empresa utilizariam os sistemas produzidos pela Microsoft. Antes da parceria, a Nokia utilizava os sistemas Symbian. O software Windows Phone, que passará a integrar os aparelhos da Nokia, é o mesmo usado por alguns smartphones das marcas LG, Samsung e HTC. Antes, a empresa cogitava a hipótese de fechar um acordo com o Android, plataforma que cresceu 900% de 2010 para 2011. Os funcionários da empresa protestaram após a confirmação da aliança, muitos acreditam que a decisão não foi vantajosa para a Nokia, porém, há os que afirmem que o custo de desenvolvimento de softwares cairá muito para a Nokia. A Nokia viu suas ações caírem 20% logo após o anúncio de parceria. O acordo deve ser concluído pouco meses após a primeira notícia oficial. O valor de mercado da Nokia diminui de cerca de 75% desde 2007 .


No primeiro trimestre de 2011, a Nokia viu escapar-lhe a liderança nas vendas de telemóveis na Europa Ocidental 


Anunciado no dia 27 de abril de 2012, que depois de 14 anos, a Nokia perde posição para a Samsung e passa a ser a segunda maior fabricante de celulares do mundo.


Até 2014 a Nokia utilizou o Windows Phone na sua série de celulares denominados Nokia Lumia.


Em 3 de setembro a Microsoft anunciou que iria adquirir a divisão de hardware e serviços da Nokia 



Site: Microsoft/nokia



Site: Suporte

Mais

Sem produtos para este fabricante.